1.
Tema: Semana da
Pátria
2.
Nome do Projeto:
Pátria Amada, Brasil!
3.
Público Alvo: alunos
matriculados nas turmas 1, 2, 3 e 4 da Escola de Tempo Integral
4.
Área do
conhecimento:
Linguagem oral e
escrita;
Matemática;
Artes;
Natureza, patrimônio
e sociedade;
Economia Criativa;
Saúde e movimento;
5. Justificativa:
Percebemos
que nossos adolescentes precisam resgatar nossa cultura, compreender nosso
folclore passar a admirá-lo.
Porém
o que vem a ser Folclore? Podemos definir folclore como um conjunto de lendas e
mitos que foram passadas de geração em geração pela população local. Muitas das
personalidades e atividades folclóricas nasceram no interior do Brasil em
várias regiões diversas, partindo da imaginação das pessoas para passar
mensagens importantes ou mesmo assustar algumas pessoas.
Nosso
folclore brasileiro deu origem a inúmeras festas populares, que ocorrem pelos
quatro cantos do país, porém percebemos que em nossa cidade a necessidade de
resgatar essa comemoração que anda um pouco perdida no decorrer dos anos.
Dentro
do nosso folclore brasileiro temos várias lendas, estórias, cantigas, danças,
festas, brincadeiras, provérbios, trava-línguas, adivinhas entre outras, e
algumas comidas típicas da região.
As
lendas são estórias contadas oralmente e popularmente por pessoas, passadas de
geração em geração de pais para filhos que misturam fatos reais com fatos
históricos com acontecimentos que são frutos de fantasia e acontecimentos
sobrenaturais.
Já os
mitos são narrativos que apresentam forte influência simbólica, onde os povos
antigos explicavam os acontecimentos que a partir dos fenômenos naturais, dando
sentido às coisas do mundo, alertando assim as pessoas e falando dos Deuses,
heróis e personagens sobrenaturais.
Durante
o desenvolvimento desse projeto vamos trabalhar com os alunos algumas lendas,
cantigas, brincadeiras e atividades diversas envolvendo a cultura folclórica.
6. Objetivo Geral: Resgatar o amor a Pátria entre nossos
adolescentes;
7. Objetivos Específicos:
* Repassar os valores culturais;
*Resgatar a importância e ao
amor a cultura brasileira;
* Reconhecer a Bandeira com
símbolo da pátria;
* Conhecer o fato que deu origem
a independência do Brasil;
* Valorizar a escola como
participante de grandeza da Pátria;
*Compreender o hino nacional
como símbolo da pátria;
8. Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas
durante uma semana, buscando contemplar os objetivos específicos e formando em
nossos alunos o conceito de pátria e assim despertando o sentimento de
patriotismo.
Iniciaremos nossos trabalhos
abordando a significação da data “7 de Setembro”, mostrando a importância do
hino nacional, onde em grupo será reescrito o hino brasileiro.
Buscando valorizar o símbolo
nacional, a bandeira, os alunos de forma individual e em grupo usarão vários recursos
como: releitura de quadros famosos,
pintura, recortes de imagens e palavras, colagens de pedaços de papel,
Ainda valorizando nossa
bandeira, desenvolveremos dois jogos: como acerte o buraco, onde será pintada
uma bandeira e por sua vez será disposto um local para que os alunos possam
trabalhar a coordenação motora, buscando acertar o buraco em questão. O segundo jogo será destinado ao alunos
colocarem seus rostos e tirarem algumas
selfes, onde será chamado de selfe brasileira.
Para registro das atividades
desenvolvidas durante a semana a professora da oficina de Uso das mídias e
Cultura digital e Tecnológica, vão registrarem diariamente em seus celulares a
programação diária e em conjunto alguns relatos para ser exposto em nosso
jornal, que será exposto na Escola Estadual e também distribuído para a
comunidade local.
Em grupo faremos pesquisas sobre
esse momento histórico, onde com base nesse material e será elaborado um teatro
que buscará a participação e o envolvimento de todos os alunos e todas as
oficinas.
9. Cronograma:
Dia da Semana
|
Atividade
|
26/08/2015
|
Desenho da bandeira para mural
|
27/08/2015
|
Início da pintura da bandeira
|
28/08/2015
|
Finalização da bandeira nacional, como
releitura
|
31/08/2015
|
Confecção de mural
|
31/08/2015
|
Confecção de Hino nacional Coletivo
|
01/09/2015
|
Mural com recortes e colagens e pintura
|
02/09/2015
|
Bandeiras com papel picado
|
03/09/2015
|
Confecção de teatro, pesquisa, e
vestimentas para apresentação
|
03/09/2015
|
Tempestade mental observando o que você deseja para o Brasil
|
03/09/2015
|
Confecção de bandeira para jogo
|
03/09/2015
|
Confecção de bandeira selfe do Brasil
|
04/09/2015
|
Apresentação de Teatro
|
04/09/2015
|
Jogo da bandeira
|
04/09/2015
|
Selfe nacional
|
OBS: Durante a semana também
serão desenvolvidas atividades de orientação pedagógica, buscando apoiar os
alunos em suas atividades do Ensino Regular, trabalhos, tarefas e estudos
auxiliares
10. Culminância:
Apresentação de peça teatral.
11. Avaliação:
Registro com os alunos, bate
papo sobre a s atividades desenvolvidas durante a semana e confecção de jornal
na semana seguinte.










































Nenhum comentário:
Postar um comentário