segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Projeto Semana da Pátria

1.       Tema: Semana da Pátria
2.       Nome do Projeto: Pátria Amada, Brasil!
3.       Público Alvo: alunos matriculados nas turmas 1, 2, 3 e 4 da Escola de Tempo Integral
4.       Área do conhecimento:
            Linguagem oral e escrita;
            Matemática;
            Artes;
            Natureza, patrimônio e sociedade;
            Economia Criativa;
            Saúde e movimento;
5. Justificativa:
Percebemos que nossos adolescentes precisam resgatar nossa cultura, compreender nosso folclore passar a admirá-lo. 
Porém o que vem a ser Folclore? Podemos definir folclore como um conjunto de lendas e mitos que foram passadas de geração em geração pela população local. Muitas das personalidades e atividades folclóricas nasceram no interior do Brasil em várias regiões diversas, partindo da imaginação das pessoas para passar mensagens importantes ou mesmo assustar algumas pessoas.
Nosso folclore brasileiro deu origem a inúmeras festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país, porém percebemos que em nossa cidade a necessidade de resgatar essa comemoração que anda um pouco perdida no decorrer dos anos.
Dentro do nosso folclore brasileiro temos várias lendas, estórias, cantigas, danças, festas, brincadeiras, provérbios, trava-línguas, adivinhas entre outras, e algumas comidas típicas da região.
As lendas são estórias contadas oralmente e popularmente por pessoas, passadas de geração em geração de pais para filhos que misturam fatos reais com fatos históricos com acontecimentos que são frutos de fantasia e acontecimentos sobrenaturais.
Já os mitos são narrativos que apresentam forte influência simbólica, onde os povos antigos explicavam os acontecimentos que a partir dos fenômenos naturais, dando sentido às coisas do mundo, alertando assim as pessoas e falando dos Deuses, heróis e personagens sobrenaturais.
Durante o desenvolvimento desse projeto vamos trabalhar com os alunos algumas lendas, cantigas, brincadeiras e atividades diversas envolvendo a cultura folclórica.
6.            Objetivo Geral: Resgatar o amor a Pátria entre nossos adolescentes;
7.            Objetivos Específicos:
* Repassar os valores culturais;
*Resgatar a importância e ao amor a cultura brasileira;
* Reconhecer a Bandeira com símbolo da pátria;
* Conhecer o fato que deu origem a independência do Brasil;
* Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
*Compreender o hino nacional como símbolo da pátria;
8.            Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas durante uma semana, buscando contemplar os objetivos específicos e formando em nossos alunos o conceito de pátria e assim despertando o sentimento de patriotismo.
Iniciaremos nossos trabalhos abordando a significação da data “7 de Setembro”, mostrando a importância do hino nacional, onde em grupo será reescrito o hino brasileiro.
Buscando valorizar o símbolo nacional, a bandeira, os alunos de forma individual e em grupo usarão vários recursos como: releitura de  quadros famosos, pintura, recortes de imagens e palavras, colagens de pedaços de papel,
Ainda valorizando nossa bandeira, desenvolveremos dois jogos: como acerte o buraco, onde será pintada uma bandeira e por sua vez será disposto um local para que os alunos possam trabalhar a coordenação motora, buscando acertar o buraco em questão.  O segundo jogo será destinado ao alunos colocarem seus rostos  e tirarem algumas selfes, onde será chamado de selfe brasileira.


Para registro das atividades desenvolvidas durante a semana a professora da oficina de Uso das mídias e Cultura digital e Tecnológica, vão registrarem diariamente em seus celulares a programação diária e em conjunto alguns relatos para ser exposto em nosso jornal, que será exposto na Escola Estadual e também distribuído para a comunidade local.
Em grupo faremos pesquisas sobre esse momento histórico, onde com base nesse material e será elaborado um teatro que buscará a participação e o envolvimento de todos os alunos e todas as oficinas.

9.            Cronograma:
Dia da Semana
Atividade
26/08/2015
Desenho da bandeira para mural
27/08/2015
Início da pintura da bandeira
28/08/2015
Finalização da bandeira nacional, como releitura
31/08/2015
Confecção de mural
31/08/2015
Confecção de Hino  nacional Coletivo
01/09/2015
Mural com recortes e colagens e pintura
02/09/2015
Bandeiras com papel picado
03/09/2015
Confecção de teatro, pesquisa, e vestimentas para apresentação
03/09/2015
Tempestade mental  observando o que você deseja para o Brasil
03/09/2015
Confecção de bandeira para jogo
03/09/2015
Confecção de bandeira selfe do Brasil
04/09/2015
Apresentação de Teatro
04/09/2015
Jogo da bandeira
04/09/2015
Selfe nacional

OBS: Durante a semana também serão desenvolvidas atividades de orientação pedagógica, buscando apoiar os alunos em suas atividades do Ensino Regular, trabalhos, tarefas e estudos auxiliares
10.          Culminância:
Apresentação de peça teatral.
11.          Avaliação:

Registro com os alunos, bate papo sobre a s atividades desenvolvidas durante a semana e confecção de jornal na semana seguinte.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário