segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Horta Suspensa



1.    Tema: Plantando Horta Coletiva
2.    Nome do Projeto: Horta suspensa
3.    Público alvo: Alunos matriculados nas turmas 1,2,3 e 4 da Escola de Tempo Integral.
4.    Área do conhecimento:
·         Educação ambiental;
·         Educação Econômica;
·         Economia Criativa;
5.    Justificativa:
A alimentação saudável com frutas, verduras e legumes são importantes para o crescimento de crianças e adolescentes e principalmente quando eles mesmos plantam e cultivam seus alimentos.
Aprender a cultivar algumas hortaliças e verduras é uma grande oportunidade para que os alunos possam aproveitar melhor os recursos orgânicos dispostos no ambiente e fazer deles seus aliados.
Para desenvolvermos uma pequena horta, vemos a necessidade de termos um espaço para realizarmos o plantio e também podermos ver que precisamos selecionar as sementes de hortaliças que se adaptam ao local escolhido.

Analisando com os alunos o espaço disponível, percebeu-se que não havia um local para a plantarem as sementes, pensando nisso e com base nos objetivos da economia criativa e educação econômica, surgiu a idéia de desenvolver uma hortinha suspensa, usando as garrafas PET como base para o plantio.
6.    Objetivo Geral: Produzir mini horta em garrafa PET, usando produtos orgânicos;
7.    Objetivos Específicos:
·         Saber selecionar os materiais adequados;
·         Plantar legumes e verduras em garrafas PET;
·         Escolher o adubo orgânico adequado;
·         Procurar um local adequado para dispor a horta;
·         Incentivar os alunos sobre a importância de se consumir produtos sem agrotóxicos;
·         Compreender a importância da água para obter sais minerais e o crescimento das plantas;
·         Supervisionar a umidade da Terra;
·         Observar o crescimento e as fases das plantas;
·         Perceber que os produtos orgânicos são os melhores para a saúde e para o meio ambiente.
8.    Desenvolvimento: A atividade buscará ser desenvolvida observando todas as etapas do desenvolvimento e crescimento das hortaliças.
Como sabemos que as plantas tem o seu próprio tempo e que também dependem das condições climáticas será elaborado um cronograma de execução.
9.    Culminância: Alimentação e consumo dos alimentos plantados pelos alunos.
Avaliação: Registro com os alunos, bate papo sobre todas as atividades desenvolvidas




















Nenhum comentário:

Postar um comentário