1. PROBLEMÁTICA:
O tema que todos brindam é a saúde e o
mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples
ausência de doença relacionado a Saúde das pessoas, Significa que uma pessoa
saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente
funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e
proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.
2. JUSTIFICATIVA:
Em se tratando de educar para higiene
corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações
para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A
presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível
e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a
todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
3. OBJETIVO GERAL:
1. Conhecer o conceito
de saúde, adotar a prática preventiva e colaborar com a saúde coletiva.
2. Promover o consumo
de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua
contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e
educativa.
4. ESTRUTURA DO PROJETO
SERÁ DIVIDIDO EM QUATRO BLOCOS
4.1. Hábitos de higiene
4.2. Sorriso Bonito
4.3. Alimentação Saudável
4.4.Cheirinho de banho
4.1 HÁBITOS DE HIGIENE
·
Bate
papo sobre a importância de lavar as
mãos corretamente;
·
Workshop;
·
Placas informativas serão confeccionadas pelos
alunos e afixadas nos banheiros ;
4.2 SORRISO BONITO
·
Bate papo sobre a importância de se fazer uma
boa escovação;
·
Workshop;
·
Confecção de capinhas para as escovas de dente
e placas informativas que serão afixadas nos banheiros;
4.3 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
·
Bate papo sobre alimentos preferidos e
alimentos saudáveis;
·
Descobrir quais são as vitaminas de cada alimento
que faz parte do nosso cardápio diário;
·
Montar um painel ilustrativo com as informações obtidas ;
4.4 CHEIRINHO DE BANHO
·
Bate papo sobre o cuidado que temos que ter
com nosso corpo, nossas roupas e nossos sapatos;
·
Dinâmica: Chulé sai do meu pé – brincadeira
para incentivar o cuidado que devemos ter com nossos pés, sapatos e meias para
evitar o mau cheiro;
·
Registros escritos através de atividades :
forca, caça- palavras, cruzadinhas, quiz.
ANEXOS:
Placa 4.1 Placa
4.2
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