segunda-feira, 19 de outubro de 2015

PROJETO HIGIENE E SAÚDE Educação em Tempo Integral Professora Kátia Christina

Caixa de texto: PROJETO HIGIENE E SAÚDE
Educação em Tempo Integral
Professora Kátia Christina

 


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1. PROBLEMÁTICA:

O tema que todos brindam é a saúde e o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença relacionado a Saúde das pessoas, Significa que uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

2. JUSTIFICATIVA:
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

3. OBJETIVO GERAL:

1.     Conhecer o conceito de saúde, adotar a prática preventiva e colaborar com a saúde coletiva.
2.     Promover o consumo de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

4. ESTRUTURA DO PROJETO

SERÁ DIVIDIDO EM QUATRO BLOCOS

4.1.  Hábitos de higiene
4.2.  Sorriso Bonito
4.3. Alimentação Saudável
4.4.Cheirinho de banho
4.1 HÁBITOS DE HIGIENE
·          Bate papo sobre a  importância de lavar as mãos corretamente;
·         Workshop;
·         Placas informativas serão confeccionadas pelos alunos  e afixadas nos banheiros ;

4.2 SORRISO BONITO
·         Bate papo sobre a importância de se fazer uma boa escovação;
·         Workshop;
·         Confecção de capinhas para as escovas de dente e placas informativas que serão afixadas nos banheiros;
4.3 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
·         Bate papo sobre alimentos preferidos e alimentos saudáveis;
·         Descobrir quais são as vitaminas de cada alimento que faz parte do nosso cardápio diário;
·         Montar um painel ilustrativo  com as informações obtidas ;
4.4 CHEIRINHO DE BANHO
·         Bate papo sobre o cuidado que temos que ter com nosso corpo, nossas roupas e nossos sapatos;
·         Dinâmica: Chulé sai do meu pé – brincadeira para incentivar o cuidado que devemos ter com nossos pés, sapatos e meias para evitar o mau cheiro;
·         Registros escritos através de atividades : forca, caça- palavras, cruzadinhas, quiz.


                                    
ANEXOS:

Placa 4.1                                                                    Placa 4.2

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