quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Eba!!! Hoje é dia do Sorvete! e o Tempo Integral não poderia ficar de fora.

1.       Tema: Sorvete
2.       Nome do Projeto: Aprendendo sobre o Sorvete
3.       Público Alvo: Alunos matriculados na Escola Estadual Marlene Martins Reis e que por sua vez participam da Escola de Tempo Integral, nas turmas 1, 2, 3 e 4
4.       Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Educação em Direitos Humanos, Prevenção em Saúde, Matemática, Educação Patrimonial, Iniciação Científica, Esporte e Lazer, Educação Ambiental, Economia Criativa e Educação, Memória, Cultura e Artes, Uso das Mídias e Cultura Digital e Tecnológica.
5.       Justificativa: No dia 23 de Setembro, além de ser o início da primavera é também comemorado o dia do sorvete. Este dia não é uma data comemorativa expressa em nosso calendário mensal, mais é um data que possui um tempo bastante interessante para que possamos trabalhar com adolescentes e assim desenvolver com eles inúmeros conceitos.
Estamos em uma época de grande calor e nos refrescar também é muito importante, mas também é necessário que tenhamos alguns cuidados com a nossa saúde.
Sabemos que o sorvete é uma iguaria muito antiga, vinda de outros países, mais que agrada inúmeros  paladares brasileiros e se adaptando a várias formas e formatos.
É importante que os alunos conheçam como o produto é fabricado, a média de preço e onde foi criado e como chegou ao pais.
6.       Objetivo Geral: Conhecer a história do Sorvete e como é feito
7.       Objetivos Específicos:
·         Compreender e descobrir  a história do sorvete;
·         Descobrir como o sorvete é feito;
·         Compreender matematicamente o valor do sorvete;
·         Promover atividade envolvendo um momento de degustação de sorvetes;
8.       Desenvolvimento: O projeto em questão terá caráter investigativo, buscando descobrir a história do sorvete e sua composição, como é feito.
Buscaremos em nossa cidade realizar um visita a algum estabelecimento que produza sorvete expresso e levaremos os alunos para ver como é sua produção e o valor gasto na compra de cada sorvete e também o valor em conjunto.
Ao final faremos um debate com os alunos, observando suas conclusões e faremos alguns desenhos.
9.       Culminância: Visita a uma sorveteria e degustação de sorvete.

10.   Avaliação: Ocorrerá a todo momento buscando observar as opiniões dos alunos e professores.

Atividade integrada ao projeto: Estudando para as provas Bimestrais.
Uma breve compreensão sobre a história do sorvete.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sorvete
Hoje os alunos do Tempo Integral foram visitar a sorveteria do Tadeu, onde se vendem sorvetes expresso, os alunos aprenderam como é feito, e também puderam observar um pouco sobre compras, valor do dinheiro e conferir o troco.
Não podemos esquecer que foi também uma grande diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário