1. Tema: Folclore
2. Nome do Projeto:
Conhecendo e aprendendo com o folclore
3.
Público
Alvo: Alunos matriculados nas turmas 1, 2, 3, e 4 da Escola de Tempo
Integral
4.
Área
do conhecimento:
* Linguagem oral e escrita;
* Matemática;
* Artes;
* Natureza, patrimônio e sociedade;
* Economia criativa;
* Saúde e movimento
5. Justificativa:Percebemos
que nossos adolescentes precisam resgatar nossa cultura, compreender nosso
folclore passar a admirá-lo.
Porém
o que vem a ser Folclore? Podemos definir folclore como um conjunto de lendas e
mitos que foram passadas de geração em geração pela população local. Muitas das
personalidades e atividades folclóricas nasceram no interior do Brasil em
várias regiões diversas, partindo da imaginação das pessoas para passar
mensagens importantes ou mesmo assustar algumas pessoas.
Nosso folclore brasileiro deu origem a inúmeras festas
populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país, porém percebemos que em
nossa cidade a necessidade de resgatar essa comemoração que anda um pouco
perdida no decorrer dos anos.
Dentro do nosso folclore brasileiro temos várias lendas,
estórias, cantigas, danças, festas, brincadeiras, provérbios, trava-línguas,
adivinhas entre outras, e algumas comidas típicas da região.
As lendas são estórias contadas oralmente e popularmente por
pessoas, passadas de geração em geração de pais para filhos que misturam fatos
reais com fatos históricos com acontecimentos que são frutos de fantasia e
acontecimentos sobrenaturais.
Já os mitos são narrativos que apresentam forte influência
simbólica, onde os povos antigos explicavam os acontecimentos que a partir dos
fenômenos naturais, dando sentido às coisas do mundo, alertando assim as
pessoas e falando dos Deuses, heróis e personagens sobrenaturais.
Durante o desenvolvimento desse projeto vamos trabalhar com
os alunos algumas lendas, cantigas, brincadeiras e atividades diversas
envolvendo a cultura folclórica.
6.
Objetivo Geral: Resgatar a
cultura Folclórica entre nossos adolescentes;
7.
Objetivos Específicos:
·
Repassar valores culturais;
·
Regatar a importância
patrimonial do folclore;
·
Conhecer músicas e
brincadeiras folclóricas;
·
Desenvolver e estimular a
coordenação visomotora;
·
Socializar as turmas;
·
Estimular o ritmo;
·
Desenvolver a linguagem oral
e escrita;
·
Trabalhar e desenvolver a criatividade;
·
Confeccionar objetos e com
materiais recicláveis;
·
Trabalhar noções
matemáticas;
8. Desenvolvimento:
As atividades vão ser desenvolvidas durante uma semana,
buscando contemplar os objetivos específicos detalhados acima.
Iniciaremos as atividades com um bate-papo introduzindo com
os alunos a definição de folclore e pesquisando algumas personalidades
marcantes no nosso folclore brasileiro como: o lobisomem, o saci, o baitatá, a
mula sem cabeça, boto, curupira, cuca, iara, negrinho pastoreiro e cobra
grande, onde confeccionaremos alguns cartazes e mural com dobraduras,
provérbios, colagens e pinturas, envolvendo as oficinas de Língua Portuguesa,
Matemática, Educação Patrimonial, Iniciação Científica, Educação Ambiental,
Educação Econômica e Economia Criativa, Memória Cultura e Artes e Mídias e
Cultura Digital.
Serão desenvolvidas brincadeiras, cantigas e gincanas todos
os dias, apresentações culturais de capoeira, teatro e filmes, envolvendo todas
as oficinas.
Também faremos um dia de brincadeiras, valorizando patrimônio
cultural de brincadeiras, oralidade e coordenação visomotora, com o
deslocamento para o Poliesportivo da cidade e também com o desenvolvimento de
um piquenique.
Buscando finalizar nossas atividades faremos a apresentação
de duas peças teatrais com avaliação das atividades dos alunos.
Para registro das atividades desenvolvidas durante a semana a
professora da oficina de Uso das mídias e Cultura digital e Tecnológica, vão registrarem
diariamente em seus celulares a programação diária e em conjunto alguns relatos
para ser exposto em nosso jornal, que será exposto na Escola Estadual e também
distribuído para a comunidade local.
9. Cronograma:
|
Data
|
Atividades
|
|
17/08/2015
|
Confecção
de mural “Onde está o saci?”
Debate
sobre a história do folclore
Apresentação
de Capoeira pelos alunos Virgílio e Jhonatan
Brincadeiras
diversas
|
|
18/08/2015
|
Brincadeira
de roda
Trava-língua
O
que é o que é?
Cartaz
sobre provérbios
Dobraduras
e brinquedos sobre o folclore com materiais recicláveis
|
|
19/08/2015
|
Brincadeiras
diversas com bambolê, pipa, corda, peteca, vareta, elástico, bolinha de gude.
Roda
de histórias
|
|
20/08/2015
|
Pintura
de personagens folclóricas
Sessão
de cinema
|
|
21/08/2015
|
Apresentação
de peça teatral
Brincadeiras
de roda e fechamento da semana
|
OBS: Durante a semana também serão desenvolvidas atividades de
orientação pedagógica, buscando apoiar os alunos em suas atividades do Ensino
Regular, trabalhos, tarefas e estudos auxiliares
10. Culminância:
Apresentação de peça teatral.
11. Avaliação:
Registro com os alunos, bate papo sobre a s atividades
desenvolvidas durante a semana e confecção de jornal na semana seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário