quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto contemplando a semana do Folclore Brasileiro

1.    Tema: Folclore
2.    Nome do Projeto: Conhecendo e aprendendo com o folclore
3.    Público Alvo: Alunos matriculados nas turmas 1, 2, 3, e 4 da Escola de Tempo Integral
4.    Área do conhecimento:
* Linguagem oral e escrita;
* Matemática;
* Artes;
* Natureza, patrimônio e sociedade;
* Economia criativa;
* Saúde e movimento
5.    Justificativa:Percebemos que nossos adolescentes precisam resgatar nossa cultura, compreender nosso folclore passar a admirá-lo. 
Porém o que vem a ser Folclore? Podemos definir folclore como um conjunto de lendas e mitos que foram passadas de geração em geração pela população local. Muitas das personalidades e atividades folclóricas nasceram no interior do Brasil em várias regiões diversas, partindo da imaginação das pessoas para passar mensagens importantes ou mesmo assustar algumas pessoas.
Nosso folclore brasileiro deu origem a inúmeras festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país, porém percebemos que em nossa cidade a necessidade de resgatar essa comemoração que anda um pouco perdida no decorrer dos anos.
Dentro do nosso folclore brasileiro temos várias lendas, estórias, cantigas, danças, festas, brincadeiras, provérbios, trava-línguas, adivinhas entre outras, e algumas comidas típicas da região.
As lendas são estórias contadas oralmente e popularmente por pessoas, passadas de geração em geração de pais para filhos que misturam fatos reais com fatos históricos com acontecimentos que são frutos de fantasia e acontecimentos sobrenaturais.
Já os mitos são narrativos que apresentam forte influência simbólica, onde os povos antigos explicavam os acontecimentos que a partir dos fenômenos naturais, dando sentido às coisas do mundo, alertando assim as pessoas e falando dos Deuses, heróis e personagens sobrenaturais.
Durante o desenvolvimento desse projeto vamos trabalhar com os alunos algumas lendas, cantigas, brincadeiras e atividades diversas envolvendo a cultura folclórica.
6.    Objetivo Geral: Resgatar a cultura Folclórica entre nossos adolescentes;
7.    Objetivos Específicos:
·         Repassar valores culturais;
·         Regatar a importância patrimonial do folclore;
·         Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
·         Desenvolver e estimular a coordenação visomotora;
·         Socializar as turmas;
·         Estimular o ritmo;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Trabalhar e desenvolver a criatividade;
·         Confeccionar objetos e com materiais recicláveis;
·         Trabalhar noções matemáticas;
8.    Desenvolvimento:
As atividades vão ser desenvolvidas durante uma semana, buscando contemplar os objetivos específicos detalhados acima.
Iniciaremos as atividades com um bate-papo introduzindo com os alunos a definição de folclore e pesquisando algumas personalidades marcantes no nosso folclore brasileiro como: o lobisomem, o saci, o baitatá, a mula sem cabeça, boto, curupira, cuca, iara, negrinho pastoreiro e cobra grande, onde confeccionaremos alguns cartazes e mural com dobraduras, provérbios, colagens e pinturas, envolvendo as oficinas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Patrimonial, Iniciação Científica, Educação Ambiental, Educação Econômica e Economia Criativa, Memória Cultura e Artes e Mídias e Cultura Digital.
Serão desenvolvidas brincadeiras, cantigas e gincanas todos os dias, apresentações culturais de capoeira, teatro e filmes, envolvendo todas as oficinas.
Também faremos um dia de brincadeiras, valorizando patrimônio cultural de brincadeiras, oralidade e coordenação visomotora, com o deslocamento para o Poliesportivo da cidade e também com o desenvolvimento de um piquenique.
Buscando finalizar nossas atividades faremos a apresentação de duas peças teatrais com avaliação das atividades dos alunos.
Para registro das atividades desenvolvidas durante a semana a professora da oficina de Uso das mídias e Cultura digital e Tecnológica, vão registrarem diariamente em seus celulares a programação diária e em conjunto alguns relatos para ser exposto em nosso jornal, que será exposto na Escola Estadual e também distribuído para a comunidade local.
9.    Cronograma:
Data
Atividades
17/08/2015
Confecção de mural “Onde está o saci?”
Debate sobre a história do folclore
Apresentação de Capoeira pelos alunos Virgílio e Jhonatan
Brincadeiras diversas
18/08/2015
Brincadeira de roda
Trava-língua
O que é o que é?
Cartaz sobre provérbios
Dobraduras e brinquedos sobre o folclore com materiais recicláveis
19/08/2015
Brincadeiras diversas com bambolê, pipa, corda, peteca, vareta, elástico, bolinha de gude.
Roda de histórias
20/08/2015
Pintura de personagens folclóricas
Sessão de cinema
21/08/2015
Apresentação de peça teatral
Brincadeiras de roda e fechamento da semana
OBS: Durante a semana também serão desenvolvidas atividades de orientação pedagógica, buscando apoiar os alunos em suas atividades do Ensino Regular, trabalhos, tarefas e estudos auxiliares
10. Culminância:
Apresentação de peça teatral.
11. Avaliação:

Registro com os alunos, bate papo sobre a s atividades desenvolvidas durante a semana e confecção de jornal na semana seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário